20 de jul. de 2010

Pensamento Critico




Pensamento Critico ninguém nasce com ele, mas é extremamente necessário para a sobrevivência da evolução humana solidária, democrática, sustentável e tudo o que diz respeito a melhoria na qualidade de vida em nosso meio, na política inclusive. 
Vivo citando a expressão "Panis et Circense" um pouco esquecida mas cantada por grupos de Rock e pela MPB até hoje. È incrível como se investe numa política de administração pública que é aplicada há mais de dois mil anos. Antes eram os Gladiadores na arena, hoje são os craques do futebol "distraindo a turba", que na calada da noite, os Srs. deputados aprovam aumento de salários, como aconteceu no decorrer da Copa do Mundo no Congresso Nacional, fique sabendo disso pela MTV, em nenhum jornal dos outros canais de TV ví esta noticia. Enfim, alguma coisa está sendo feita, o ENEM está acontecendo, mesmo com 97% das escolas com notas abaixo da média serem públicas, apenas 11% do total são particulares, o que indica um numero grande de Boas escolas públicas proporcionalmente. 
O panorama vem mudando, embora lentamente, para melhor. Depende de nossa massa critica acelerar este processo. O próprio Rousseau já citava que num estado de direito onde existe representantes do povo, não há necessariamente democracia, visto que os Representantes eleitos cuidam de seus interesses e não o do Povo. Isso foi dito mais ou menos nessas palavras mas neste sentido em 1.762 quando publicou "O Contrato Social"
Sistematizar o Ensino do Pensamento Critico parece positivo, desde que seja sempre para construir do que destruir, como tem feito o ser humano diversas vezes. Hitler é um exemplo do pensamento Critico destrutivo, e o mais pertubador foi que ele conseguiu ensinar sua "Critica Destrutiva"
Veja mais sobre em http://inpgblog.com.br/2010/07/20/a-forca-do-pensamento-critico/#respond Onde publiquei este comentário (Crítica!!!).
Parabéns a Autora Lúcia Helena Ferraz  por suscitar essa Discussão sobre a Critica.

Nenhum comentário: